terça-feira, 26 de abril de 2016

Palestra "Revisão ou reafirmação do Espiritismo?" com o Dr. Francisco Cajazeiras - Dia 30 de abril de 2016 - sábado - 19:30hs, na Câmara Municipal de Campo Grande-MS

A discussão em torno do aspecto progressista do Espiritismo permeia as preocupações contemporâneas com o futuro da doutrina e, obviamente, implica o pensamento e as práticas que se desenvolvem nos diversos espaços públicos do país, e além destes.

J. Herculano Pires é um nome forte entre os mais presentes ou preocupados com a questão, amparado por uma obra que, se não toca toda ela diretamente na importância desse progresso, sustenta-o à base de reflexões originais imbricadas profundamente no pensamento de Allan Kardec.

Pouco mais de trinta e dois anos após seu retorno àquela que chamamos vida espiritual, sua obra permanece como fonte de consulta e, em muitos momentos, como base para a análise e os estudos de muitos dos que se lançam nesta tarefa de pensar o Espiritismo enquanto doutrina evolutiva.

Dia 30 de abril de 2016 - sábado - 19:30hs, na Câmara Municipal de Campo Grande-MS
A. Ricardo Brandão, 1600 - Chácara Cachoeira
Entrada Gratuita

Herculano Pires viveu entre 1914 e 1979, quando desencarnou em São Paulo. O seu tempo no corpo físico coincidiu com a duração da vida de Allan Kardec: 65 anos incompletos. O prestígio também foi considerável ou exponencial. Sua condição intelectual privilegiada conduziu-o a debruçar-se sobre as diversas áreas do conhecimento espírita e a refletir sobre a importância da contribuição doutrinária para o progresso da humanidade.

Herculano foi poeta, jornalista e escritor, filósofo e educador, conferencista e dirigente. Sua época ficou marcada por diferentes conflitos de ordem doutrinária, seja no campo da comunicação social espírita, seja no interior do próprio movimento espírita, e teve nele um protagonista indiscutível em grande parte desses conflitos.

Por quase todo o século XX, o espiritismo esteve às voltas com o dilema que ficou conhecido como fidelidade doutrinária. Foi esta a resultante de um constante pensar acerca dos princípios espíritas e de suas consequências, aplicabilidade e das práticas nos espaços públicos ocupados pelos centros espíritas.

Concentrada no continente sul-americano, mas também presente com razoável força em nações da América Central e do Norte, a questão da fidelidade doutrinária apresentou características singulares em cada uma destas nações, como já havia ocorrido na França por ocasião dos trabalhos desenvolvidos por Allan Kardec no século XIX.

No México, na Venezuela, na Argentina e no Brasil, obras de escritores vivos e de autores do além despertaram adeptos e contraditores. São exemplos disso, entre inúmeros outros, livros como “A vida de Jesus ditada por ele mesmo”, o laicismo, a tese do espiritismo cristão e da autoridade mediúnica, a religião espírita, a pureza doutrinária, os passes padronizados, como também a tese do corpo fluídico de Jesus.

Estas questões todas perpassam o trabalho intelectual de Herculano Pires e podem ser localizadas em sua extensa bibliografia de mais de oitenta livros.

Sobre o palestrante: Francisco de Assis Carvalho Cajazeiras nasceu na cidade de Fortaleza, estado do Ceará em 14/2/1954. Na literatura espírita tem usado o nome de Francisco Cajazeiras, com os seguintes títulos publicados:
"Depressão, Doença da Alma";
"Bioética – Uma Contribuição Espírita" (Ed. Mnêmio Túlio); 
"Palavras de Vianna de Carvalho", como organizador juntamente com Luciano Klein Filho (Ed. FEEC);
"Evolução da Idéia Sobre Deus" (Editora EME);
"Eutanásia – Enfoque Espírita" (Editora EME);
"Conselhos Mediúnicos" (Editora EME);
"Existe Vida... Depois do Casamento?" (Editora EME).
Entre suas próximas publicações, constam os seguintes títulos: "Elementos de Teologia Espírita", "Curso Básico de Espiritismo" e "Curso Sobre Mediunidade".

Exerce a função de médico clínico geral e cirurgião geral na capital do Ceará e leciona, como professor das disciplinas de "Neuroanatomia" e "Psicofarmacologia", na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e na Faculdade Integrada do Ceará (FIC).
No Movimento Espírita tem participado de diversos Congressos, é expositor espírita com uma agenda de palestras e cursos em casas espíritas.
É fundador e atual presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará (ICE-CE), fundador e diretor do informativo "Enfoque Espírita" (ICE-CE), sócio-fundador da Associação Médico-Espírita do Ceará (AME-CE), fundador e diretor do Clube do Livro Espírita Mensagem de Amor – CLEMA (Fortaleza), delegado do GED (Grupo de Estudos Doutrinários) no Hospital da Polícia Militar do Ceará (Cruzada dos Militares Espíritas).
No biênio 1995-96, foi vice-presidente da Federação espírita do Estado do Ceará (FEEC).
Médico e professor universitário, o Dr. Francisco Cajazeiras é um dos mais queridos trabalhadores do movimento espírita do Ceará. Militando há muito anos na Doutrina Espírita, o Dr. Cajazeiras é um pesquisador dedicado, autor de vários livros, onde aborda, sempre de forma muito clara e acessível, vários temas de relevância para aqueles que desejam compreender melhor a Doutrina dos Espíritos. Orador de destaque, preocupa-se muito com a divulgação do conhecimento espírita e profere palestras em várias casas espíritas por todo o estado.
Fonte: Editora EME e Candeia

Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário