domingo, 3 de julho de 2011

O Espírito da Verdade é Jesus?

As instruções dos Espíritos, no capítulo VI da obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo", são assinadas pelo "Espírito da Verdade".
Na mensagem recebida em Paris em 1860, o "Espírito da Verdade" diz que vem como outrora, entre os filhos desgarrados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas, como outrora  a minha palavra. Diz que revelou a Doutrina Divina e disse: Vinde a mim, todos vós que sofreis!. No final da mensagem diz que todas as verdades se encontram no Cristianismo; que os erros que nele se enraizaram são de origem humana. Que Jesus Cristo é o vencedor do mal.
Na mensagem recebida em Paris, em 1861 faz referência à dor presente no Jardim das Oliveiras.
Na mensagem recebida em Bourdeaux em 1861, diz que é "o grande médico das almas". Que invocando o Pai do fundo do coração, Ele enviará o seu Filho bem amado para nos instruir.
Parece-nos que seja Jesus.
Alguns dizem que o "Espírito da Verdade" era uma equipe de espíritos superiores encarregados de transmitirem a Codificação da Doutrina Espírita. Creio que fica meio confuso de compreender quando a gente lê em "O Livro dos Espíritos" quando assinam os prolegômenos, vários Espíritos, entre eles "Espírito de Verdade".
Pois bem, a questão que proponho é: Por que o espírito comunicante não se identificou como Jesus? Deve haver um motivo?
Na minha pequenês, arrisco uma teoria:
Por si a Doutrina Espírita é revolucionária sob o ponto de vista religioso, então talvez a necessidade ainda de uma referência como Jesus, mesmo deixando algumas questões sem as devidas explicações. Deixar ainda por um tempo as versões reconhecidas pela Igreja.
Kardec e os Espíritos Superiores que o assistiam deviam ter suas razões.
Abraço a todos
Ronaldo São Romão Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário