terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O que é o Natal pra mim

Realmente a época do Natal, o final de um ano e o início de outro, é bem significativa e emblemática, no sentido de despertar para a necessidade de fazermos um balanço das nossas atividades realizadas durante o ano que passou e planejarmos o nosso futuro, já que depende exclusivamente de nós a forma como encaramos os desafios da vida.
A questão da religiosidade e da espiritualidade depende daquilo que entendemos ser a vida. Qual o seu significado? Os por ques? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui? Para onde vamos? Ou não vamos para lugar algum. Existem penas a serem cumpridas por aqueles que erram? Existem compensações para aqueles que se esforçam em serem bons, ou melhores a cada dia, numa caminhada infinita?
Questões filosóficas sem dúvida e que muitas vezes achamos que é uma perda de tempo meditar sobre isso, mas com certeza tem uma influência muito grande no nosso dia a dia.
Desde os mais remotos tempos, o homem vem pensando sobre isso. E nessa caminhada, foram surgindo as doutrinas filosóficas, as religiões, e sem dúvida, nessa busca da "verdade", vamos ficando cada vez mais próximos de algumas certezas, embora sabemos que uma resposta positiva, cartesiana, creio que ainda está bem longe de ser revelada. Aí entra aquele componente polêmico: Acreditar em que? Tenho fé em algum dos ensinamentos propostos?
Creio que aí deve entrar então a tolerância, o respeito ao que o outro pensa, pois existe uma grande diversidade de opiniões.
Nesse processo todo, tem também outra dúvida, por onde vou? Notem que muitas vezes mudamos ao longo da vida, essa nossa disposição em seguir uma corrente de pensamento ou outra. E isso é válido, pois as experiências que vamos passando oferecem condições de meditarmos e afirmarmos ou revermos posições.
Uma certeza tenho, acredito em algo superior, que todo o Universo e a Humanidade não são frutos do acaso como afirmou dias atrás o cientista inglês Stephen Hawking em seu novo livro "The Grand Design", que Deus não tem mais lugar nas teorias sobre a criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física, ou como prega o também inglês Richard Dawkins, a descrença em Deus em seu best seller de 2006 "Deus – Um Delírio”. Sem dúvida pontos de vista em que acreditam e se sentem bem pensando assim, um direito de cada um se expressar.
A minha intuição indica que a teoria materialista é muito mais absurda e desprovida de qualquer sentido lógico, numa comparação direta com aquilo que pregam as doutrinas que admitem a perenidade do ser após a morte do corpo físico, da necessidade de renascermos na ânsia de aprendermos, de nos tornarmos melhores, algo que julgo componente no nosso DNA, a irreverssível força que nos leva a progredir sempre, embora tantas vezes ficamos como encalhados nesse grande processo de aprendizagem e derrapamos com aqueles sentimentos mesquinhos que teimamos em carregar e que tanto mal nos causa, quando se sobressai o nosso egoismo, a ânsia do poder, de ter, de impor.
Na verdade vou pelo caminho que acredito ser o melhor, que me ajude a ver o mundo e as pessoas pelo lado bom, que me ajude a ser feliz e conviver bem com aqueles que nos rodeiam.
Então meus amigos, Natal pra mim é isso. E sempre lembro da música do rebelde John Lennon que pregava a Paz e foi morto por um infeliz que não entendia o sentido da vida, um extremista. Por isso devemos nos educar para não sermos radicais, para não sermos fanáticos por nada além de buscarmos ser melhores a cada dia. E lembro também do que nos ensina Jesus, o meigo Nazareno quando disse "Vós sois a luz do mundo", "Vós sois o sal que salga a Terra".
Façamos então a nossa parte para vivermos num mundo melhor.
Pra complementar escutem a canção "Então é Natal" interpretada pela Simone, bem mais leve do que na edição do original de John Lennon, "Happy Christmas (War Is Over)", que foca o horror das guerras.

Feliz Natal e Ótimo Ano Novo a todos
Grande abraço.
Ronaldo São Romão Sanches, e-mail: ronaldosrs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário