terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os diferentes

Abordando os temas "vida após a morte" e "mediunidade", a peça teatral "Os Diferentes", de texto concebido e dirigido por Nelson Peixoto, vem sendo considerada um dos mais esperados espetáculos produzidos pela companhia de arte "Boa Nova", de Campo Grande-MS, que, depois do sucesso e recorde de público com seu último trabalho "Queridos amigos, desde que morri esta é a primeira carta que vos escrevo" (2009), dedica-se à produção do atual espetáculo, cumprindo com um dos principais compromissos de seus organizadores: oferecer cultura, aprendizado e diversão para toda a família sul-mato-grossense.
Num ano em que as comemorações espíritas lembram os cem anos de Chico Xavier, um dos maiores representantes do Espiritismo no Brasil e no mundo, o grupo teatral assumiu o desafio de trazer ao público a montagem desta extraordinária obra dramatúrgica que, desde 2007, era anunciada pela companhia como uma de suas montagens mais completas em informações doutrinárias e sensibilidade artística devido à criatividade com que cada quadro é apresentado na abordagem dos temas centrais. Temas esses ainda cercados de tabus e restrições por parte de muitos, mas que atualmente vêm sendo abordados com simplicidade e linguagem poética pela arte com temática espírita.
Levando o espectador a transferir-se para o contexto da narrativa, "Os Diferentes" é um espetáculo questionador, onde a cada momento nos perguntamos qual seria nossa reação diante de semelhante situação. Ao mesmo tempo faz do espetáculo uma das mais surpreendentes e belas descrições da trajetória humana: do berço ao túmulo e, deste, às dimensões infinitas do aprendizado espiritual.
Narrando as experiências de uma família que perde um filho em plena juventude, a peça aborda temas curiosos como: percepções mediúnicas, premonições, influência dos espíritos em nossas vidas, lei de ação e reação, reencarnação, laços de família e, de forma encantadora, fecha o ciclo dramático com a proposta de que o amor é o objetivo que todos nós atingiremos mais cedo ou mais tarde no caminho de nossas esperanças.
O interessante nas montagens artísticas produzidas pelo "Arte Boa Nova" é a preocupação em se fazer um espetáculo para todos, sem proselitismo, mas com profundo sentimento ecumênico, levando-nos a refletir que a essência das escolas religiosas na terra é o amor a Deus e ao próximo, e nesta máxima, quebram-se as paredes que nos dividem, e por alguns instantes temos a sensação de que o essencial é aprender sempre, amar e transformar nossas vidas num sublime compartilhar. Esta é uma das funções mais felizes que a arte traz consigo: a capacidade de quebrar barreiras, vencer preconceitos e auxiliar a humanidade a avançar em sua maneira de entender a vida e dela desfrutar.

mais informações: http://www.arteboanova.com.br/abn/appview/site/peca.go
 Agenda de apresentações:
Aquidauana: 24/07/2010.
Dourados: 31/07/2010.
Campo Grande: 14/08/2010, 15/08/2010.
Coxim: 21/08/2010.
Rio Brilhante: 28/08/2010.
Paranaíba: 04/09/2010.
Três Lagoas: 05/09/2010.
Bela Vista: 25/09/2010.
Bonito: 16/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário