quinta-feira, 23 de junho de 2011

Para se compreender a proposta de Allan Kardec

Então fica claro que, na verdade, o germe do nihilismo contemporâneo já estava nos grandes sistemas do século XIX. O homem do desejo, sem substância espiritual era já o homem entrevisto por Freud. O relativismo já era proclamado por Comte, que anunciava: "o único absoluto é o relativo". O materialismo dialético de Marx e Engels já dissolvia a moral universal e a natureza humana. Foi exatamente o que Kardec percebeu, apontando as consequencias do materialismo.
Trecho do livro "Para entender Allan Kardec" (capítulo 3: Uma ciência não-positivista - A desconstrução pós-moderna), da Professora Dora Incontri, editado pela Lachâtre.
Leitura essencial para a compreensão das questões por que passa a humanidade, na sua caminhada evolutiva. 
Descrição (4ª capa): Esta obra é uma inovadora contribuição para se compreender a proposta de Allan Kardec. Dora Incontri analisa, aqui, a personalidade do codificador do espiritismo, o contexto em que atuou e sua produção intelectual, fazendo conexões e paralelos com outras correntes de pensamento. De maneira lúcida, clara e, ao mesmo tempo, apaixonante, defende a idéia de que o espiritismo ainda está longe de ter sido compreendido. O valor científico, social, religioso e, em todos os campos, revolucionário, do pensamento espírita oculta-se na simplicidade didática da linguagem de Kardec. A abordagem cultural, pedagógica e histórica da doutrina espírita feita pela jornalista, escritora e educadora Dora Incontri, sem dúvida, traz novas e importantes reflexões sobre o papel que o espiritismo poderá representar no terceiro milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário