"O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações. Pode-se defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal." Allan Kardec in PREÂMBULO do livro "O QUE É O ESPIRITISMO"
sábado, 30 de outubro de 2010
Jacob Holzmann Netto - Saudação e agradecimento ao conferencista Professor Padre Emílio Silva com o tema Da Licitude e Conveniência da Pena de Morte
Em 1958, quando o Centro Acadêmico Hugo Simas (Faculdade de Direito da UFPR), convidou o venerando Professor Padre Emílio Silva para uma série de Conferências subordinadas ao título de sua livre escolha: Da Licitude e Conveniência da Pena de Morte, ao orador Jacob Holzmann Netto coube saudá-lo.
Jacob lhe elogiou a inteligência, a cultura, os copiosos títulos acadêmicos, mas, afirmou discordar daqueles que faziam apologia da pena de morte. Concluídas as Conferências, o orador do Centro Acadêmico teve mais um dever a cumprir: agradecer ao convidado.
Jacob se referiu às intelectualizadas peças oratórias produzidas, ao grande pensador e argumentador vigoroso, mas concluiu com Corajosa Afirmação de Princípios:
Embora lhe tenha parecido que minhas palavras, quando eu o saudei há três dias, não tiveram outra força que não o arrebatamento do orador - não é o arrebatamento deseducado que grita em mim: sou cérebro e sou coração (o Padre dissera que só era contra a pena de morte quem apenas agia pelo coração...), sou cérebro e sou coração, quando sou contra a pena de morte. Apenas Vossa Excelência desconhece a doutrina – a um só tempo filosófica, científica e religiosa – que ME DÁ ESTA CONVICÇÃO. Isso importa numa PROFISSÃO DE FÉ: SOU ESPÍRITA e, COMO ESPÍRITA, não poderei, jamais, sem trair minha razão e meu sentimento, aceitar a legitimidade e a conveniência da pena de morte.
E malgrado permaneçamos ambos cristãos – Vossa Excelência mesmo o disse – hoje se me tornou patente que ENCARAMOS O CRISTO SOB PRISMAS DIFERENTES... Talvez algum dia, quando não formos mais o MESTRE e o aluno, o CLÉRIGO e o leigo, a MATURIDADE e a juventude; em algum lugar, quando livres das contingências da matéria, a vida de um homem ou de um povo nos parecer tão pequena quanto a de um mosquito e, em compensação, a de um inseto tão infinita quanto a de um corpo celeste com toda sua poeira de nações; talvez, nesse dia, possamos compreender, juntos, que todos os homens, de todas as seitas e de todas as filosofias, lutam pela conquista da VERDADE e para ela evolam em sua marcha ascensional até Deus.1
1 Jornal Mundo Espírita de 30/04/1971
parte do artigo publicado no site do Jornal Mundo Espírita, o artigo integral, em homenagem ao aniversário do desencarne do eminente orador espírita, jurista e psicólogo Jacob Holzmann Netto. Leia mais
Música e magnetismo: com Jacob Melo
Entrevista publicada na Revista Cristã de Espiritimo, edição especial nº 2, escrito por Érika Silveira
O músico e pesquisador espírita Jacob Melo fala sobre o papel da música e a função dos passes energéticos no processo de cura.
Além de músico e integrante do Grupo Seres Imortais, grupo que está na capa da Revista Cristã de Espiritismo Especial – Música, edição nº 02, o médium Jacob Melo é um profundo pesquisador e escritor do movimento espírita. Recentemente, lançou o livro Cure-se e cure pelos Passes, que fala das técnicas do magnetismo como um método de cura, muito utilizadas nos centros espíritas.
Jacob, que mora em Natal (RN), esteve em São Paulo no mês de setembro para fazer diversas palestras na capital e na região do Grande ABC. Aproveitamos sua presença para fazermos uma entrevista para o programa Realidade Espírita, produzido pela Revista Cristã de Espiritismo e transmitido pela Rádio Mundial AM (no ano de 2002), onde ele fala sobre o papel da música e, principalmente, do passe no processo de cura espiritual.
Qual é a proposta do Grupo Seres Imortais?
Jacob Melo – Nosso trabalho musical visa o espírito de alegria e confraternização, ao contrário do que muitas pessoas que não conhecem a doutrina de perto pensam às vezes, ou seja, que Espiritismo significa cara fechada e pessoas sisudas. E não é nada disso! Na realidade, o movimento espírita é extremamente feliz, como, por exemplo, a música escolhida para a revista de música, “A Vida é Alegre”, que traz essa proposta.
Em sua opinião, a música tem alguma ligação com a cura espiritual?
Jacob Melo – Há uma ligação extremamente profunda e muita viva. Nós podemos inclusive dar um testemunho sobre o que ocorreu em umas das palestras feitas em São Bernardo do Campo (SP). Ao final do evento, nós tocamos três musicas do CD e, mesmo sendo desconhecidas do público, todos cantaram juntos. Na última música que colocamos, chamada “A maior história de amor”, formou-se um clima extremamente delicado, todos ficaram envolvidos. Isso é um fenômeno fantástico que a música propicia. Um outro fato curioso que aconteceu foi quando estávamos participando de um evento em Campinas (SP) e, no final desse seminário, a presidência do evento convidou um expositor da Bahia, chamado Marcel Mariano, para fazer a prece de encerramento. O auditório estava lotado, com cerca de 600 pessoas. Ele tomou o microfone e começou a cantar uma bela canção de Roberto Carlos, foram cinco minutos de profundo silêncio, o que criou um clima maravilhoso. Então, se a música for bem empregada, ela também é um veículo de cura.
O que você pode nos falar sobre o magnetismo transmitido através do passe?
Jacob Melo – O Espiritismo tem a glória de tratar o magnetismo e o passe com muita constância e profundidade, o que não quer dizer que cabe apenas ao Espiritismo a veiculação dos fluidos pelos passes. Porque todas vezes que oramos e vibramos por alguém ou abraçamos com afeto e respeito, independentemente do principio religioso, nós estamos, nessas circunstâncias, emitindo fluidos revigorantes na direção delas. O passe, dentro da visão espírita, toma uma característica de maior profundidade apenas porque nós estudamos mais, fomos até a origem buscar as razões de certos movimentos e como melhorar a eficiência dessas técnicas. O fato de nós, espíritas, procurarmos ter um pouco mais de estudo, além da certeza da eficiência da presença dos espíritos, de certa forma torna nossa realização através dos passes muito mais efetiva. Quando Allan Kardec perguntou “e se os magnetizadores acreditassem nos espíritos, o que aconteceria?”, os espíritos responderam que “operariam verdadeiros milagres”. Nós estamos bem cientes dessa vertente e acreditamos que, quando operamos com sabedoria e contando com a participação dos espíritos, não necessariamente dos espíritos espíritas, nosso passe só tem a crescer em qualidade.
Podemos perceber que outras religiões trabalham com o passe, muitas vezes até de uma forma inconsciente, como, por exemplo, os evangélicos, quando os pastores estendem suas mãos sobre os fiéis, o que também pode ser entendido com uma forma de passe. Desta forma, o que conta é o sentimento, não é mesmo?
Jacob Melo – Sem dúvida! Em qualquer campo de teoria, quando se tem o amor, ele se sobrepõe, não adianta ter toda a técnica e conhecimento. Ele não é só o veículo, mas a essência, a técnica apenas ajuda a extrair os melhores efeitos dessa aplicação de amor. Sendo assim, todos nós estamos vibrando e todas as igrejas também, assim como o reiki, atualmente muito em voga, é uma técnica de magnetismo. Jesus mesmo falava sobre as imposições de mãos nas curas. A aplicação do magnetismo não aconteceu só na época de Cristo para cá, mas muito antes, lá no antigo Egito, temos os registros, porque isso é uma bênção de Deus para as criaturas. Todos nós podemos usá-lo, mas é claro que, se soubermos o que estamos fazendo, nós enriquecemos o processo.
De que maneira o magnetismo é capaz de curar?
Jacob Melo – São duas fontes: uma carente, outra farta. É como quando você quer tomar banho: você tem a torneira, o encanamento e a água na caixa, só vai precisar abrir as comportas para que ela possa cair. A mesma coisa acontece no passe. Normalmente, nós temos uma pessoa que está carente, seja de ordem orgânica ou espiritual, e o médium ou o mundo espiritual são seres que podem oferecer o que essa pessoa está precisando. Assim, abre-se a torneira, não importa a fonte, do plano espiritual ou de alguém capaz de doar o que chamamos de magnetismo.
Além do trabalho do passista, é necessário que a pessoa que procura o tratamento tenha fé?
Jacob Melo – A proposta de Jesus foi muita clara: “Vai, filho, tua fé te curou”. Mas nós sabemos que ele curou também os que não tinham fé, como no caso do cego de nascença, quando o mestre disse: “Pronto, estás curado”. Depois que Ele passou as mãos sobre os olhos e perguntou ao homem o que estava vendo, este respondeu: “Vejo o homem como se árvores fossem”. Quer dizer, a incredulidade era tão grande que não queria assumir que estava vendo criaturas. Jesus então cuspiu na lama e a passou sobre seus olhos, mandou que ele tomasse banho e o cego respondeu ainda: “Eu não vim, me trouxeram”. Ou seja, o nível de fé era zero, provando que, mesmo sem ela, a cura também acontece, porém, dá muito mais trabalho para se curar.
Existem doenças que têm processos mais profundos, em que as causas estão no passado e que, muitas vezes, geram distúrbios psíquicos. São casos nos quais só o passe não resolve e que talvez não ocorra a cura por ser parte do processo reencarnatório da pessoa. Como o médium que percebe isso deve lidar com o fato?
Jacob Melo – O primeiro principio é o da honestidade. Muitas vezes, nós nos precipitamos, dizendo a essa pessoa que tome um passe que logo irá ficar boa e ficamos só nisso, o que é um equívoco muito grande, pois sabemos que há necessidade de uma reforma íntima. O passe entra como um complemento, é aquela força proposta por Jesus: “Eu irei te dar forças para que tu carregues a tua cruz”. Em nenhum momento Ele disse que iria tomar a cruz de ninguém. Nenhuma religião pode tomar esse direito de te retirar a cruz, mas sim dar condições para a pessoa suportá-la, pois assim ela se torna menos pesada. Se os dirigentes e os médiuns deixarem a questão bem clara, tudo fica mais fácil. Gostaria até mesmo de dar o testemunho do que aconteceu com uma amiga minha. Ela sofre de uma doença extremamente perigosa, um tipo de esclerose degenerativa que comprometeu todas as suas potencialidades orgânicas e, depois de perder praticamente todos os seus movimentos, ela só escreve e com muita dificuldade. Em nossa última conversa, disse-me: “O que eu mais agradeço, que a doença me proporcionou, é a possibilidade de ter tempo para ler, coisa que não tinha antes, além de muitas coisas que não dava valor. Hoje quero viver para aproveitar as oportunidades que estou tendo”. Essa é a verdadeira cura!
Além de músico e integrante do Grupo Seres Imortais, grupo que está na capa da Revista Cristã de Espiritismo Especial – Música, edição nº 02, o médium Jacob Melo é um profundo pesquisador e escritor do movimento espírita. Recentemente, lançou o livro Cure-se e cure pelos Passes, que fala das técnicas do magnetismo como um método de cura, muito utilizadas nos centros espíritas.
Jacob, que mora em Natal (RN), esteve em São Paulo no mês de setembro para fazer diversas palestras na capital e na região do Grande ABC. Aproveitamos sua presença para fazermos uma entrevista para o programa Realidade Espírita, produzido pela Revista Cristã de Espiritismo e transmitido pela Rádio Mundial AM (no ano de 2002), onde ele fala sobre o papel da música e, principalmente, do passe no processo de cura espiritual.
Qual é a proposta do Grupo Seres Imortais?
Jacob Melo – Nosso trabalho musical visa o espírito de alegria e confraternização, ao contrário do que muitas pessoas que não conhecem a doutrina de perto pensam às vezes, ou seja, que Espiritismo significa cara fechada e pessoas sisudas. E não é nada disso! Na realidade, o movimento espírita é extremamente feliz, como, por exemplo, a música escolhida para a revista de música, “A Vida é Alegre”, que traz essa proposta.
Em sua opinião, a música tem alguma ligação com a cura espiritual?
Jacob Melo – Há uma ligação extremamente profunda e muita viva. Nós podemos inclusive dar um testemunho sobre o que ocorreu em umas das palestras feitas em São Bernardo do Campo (SP). Ao final do evento, nós tocamos três musicas do CD e, mesmo sendo desconhecidas do público, todos cantaram juntos. Na última música que colocamos, chamada “A maior história de amor”, formou-se um clima extremamente delicado, todos ficaram envolvidos. Isso é um fenômeno fantástico que a música propicia. Um outro fato curioso que aconteceu foi quando estávamos participando de um evento em Campinas (SP) e, no final desse seminário, a presidência do evento convidou um expositor da Bahia, chamado Marcel Mariano, para fazer a prece de encerramento. O auditório estava lotado, com cerca de 600 pessoas. Ele tomou o microfone e começou a cantar uma bela canção de Roberto Carlos, foram cinco minutos de profundo silêncio, o que criou um clima maravilhoso. Então, se a música for bem empregada, ela também é um veículo de cura.
O que você pode nos falar sobre o magnetismo transmitido através do passe?
Jacob Melo – O Espiritismo tem a glória de tratar o magnetismo e o passe com muita constância e profundidade, o que não quer dizer que cabe apenas ao Espiritismo a veiculação dos fluidos pelos passes. Porque todas vezes que oramos e vibramos por alguém ou abraçamos com afeto e respeito, independentemente do principio religioso, nós estamos, nessas circunstâncias, emitindo fluidos revigorantes na direção delas. O passe, dentro da visão espírita, toma uma característica de maior profundidade apenas porque nós estudamos mais, fomos até a origem buscar as razões de certos movimentos e como melhorar a eficiência dessas técnicas. O fato de nós, espíritas, procurarmos ter um pouco mais de estudo, além da certeza da eficiência da presença dos espíritos, de certa forma torna nossa realização através dos passes muito mais efetiva. Quando Allan Kardec perguntou “e se os magnetizadores acreditassem nos espíritos, o que aconteceria?”, os espíritos responderam que “operariam verdadeiros milagres”. Nós estamos bem cientes dessa vertente e acreditamos que, quando operamos com sabedoria e contando com a participação dos espíritos, não necessariamente dos espíritos espíritas, nosso passe só tem a crescer em qualidade.
Podemos perceber que outras religiões trabalham com o passe, muitas vezes até de uma forma inconsciente, como, por exemplo, os evangélicos, quando os pastores estendem suas mãos sobre os fiéis, o que também pode ser entendido com uma forma de passe. Desta forma, o que conta é o sentimento, não é mesmo?
Jacob Melo – Sem dúvida! Em qualquer campo de teoria, quando se tem o amor, ele se sobrepõe, não adianta ter toda a técnica e conhecimento. Ele não é só o veículo, mas a essência, a técnica apenas ajuda a extrair os melhores efeitos dessa aplicação de amor. Sendo assim, todos nós estamos vibrando e todas as igrejas também, assim como o reiki, atualmente muito em voga, é uma técnica de magnetismo. Jesus mesmo falava sobre as imposições de mãos nas curas. A aplicação do magnetismo não aconteceu só na época de Cristo para cá, mas muito antes, lá no antigo Egito, temos os registros, porque isso é uma bênção de Deus para as criaturas. Todos nós podemos usá-lo, mas é claro que, se soubermos o que estamos fazendo, nós enriquecemos o processo.
De que maneira o magnetismo é capaz de curar?
Jacob Melo – São duas fontes: uma carente, outra farta. É como quando você quer tomar banho: você tem a torneira, o encanamento e a água na caixa, só vai precisar abrir as comportas para que ela possa cair. A mesma coisa acontece no passe. Normalmente, nós temos uma pessoa que está carente, seja de ordem orgânica ou espiritual, e o médium ou o mundo espiritual são seres que podem oferecer o que essa pessoa está precisando. Assim, abre-se a torneira, não importa a fonte, do plano espiritual ou de alguém capaz de doar o que chamamos de magnetismo.
Além do trabalho do passista, é necessário que a pessoa que procura o tratamento tenha fé?
Jacob Melo – A proposta de Jesus foi muita clara: “Vai, filho, tua fé te curou”. Mas nós sabemos que ele curou também os que não tinham fé, como no caso do cego de nascença, quando o mestre disse: “Pronto, estás curado”. Depois que Ele passou as mãos sobre os olhos e perguntou ao homem o que estava vendo, este respondeu: “Vejo o homem como se árvores fossem”. Quer dizer, a incredulidade era tão grande que não queria assumir que estava vendo criaturas. Jesus então cuspiu na lama e a passou sobre seus olhos, mandou que ele tomasse banho e o cego respondeu ainda: “Eu não vim, me trouxeram”. Ou seja, o nível de fé era zero, provando que, mesmo sem ela, a cura também acontece, porém, dá muito mais trabalho para se curar.
Existem doenças que têm processos mais profundos, em que as causas estão no passado e que, muitas vezes, geram distúrbios psíquicos. São casos nos quais só o passe não resolve e que talvez não ocorra a cura por ser parte do processo reencarnatório da pessoa. Como o médium que percebe isso deve lidar com o fato?
Jacob Melo – O primeiro principio é o da honestidade. Muitas vezes, nós nos precipitamos, dizendo a essa pessoa que tome um passe que logo irá ficar boa e ficamos só nisso, o que é um equívoco muito grande, pois sabemos que há necessidade de uma reforma íntima. O passe entra como um complemento, é aquela força proposta por Jesus: “Eu irei te dar forças para que tu carregues a tua cruz”. Em nenhum momento Ele disse que iria tomar a cruz de ninguém. Nenhuma religião pode tomar esse direito de te retirar a cruz, mas sim dar condições para a pessoa suportá-la, pois assim ela se torna menos pesada. Se os dirigentes e os médiuns deixarem a questão bem clara, tudo fica mais fácil. Gostaria até mesmo de dar o testemunho do que aconteceu com uma amiga minha. Ela sofre de uma doença extremamente perigosa, um tipo de esclerose degenerativa que comprometeu todas as suas potencialidades orgânicas e, depois de perder praticamente todos os seus movimentos, ela só escreve e com muita dificuldade. Em nossa última conversa, disse-me: “O que eu mais agradeço, que a doença me proporcionou, é a possibilidade de ter tempo para ler, coisa que não tinha antes, além de muitas coisas que não dava valor. Hoje quero viver para aproveitar as oportunidades que estou tendo”. Essa é a verdadeira cura!
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
1° Festival da Canção Espírita de Mato Grosso do Sul - dia 23 de outubro de 2010 - sábado - a partir das 18 horas na Câmara Municipal de Campo Grande-MS
A entrada para o evento será 1 quilo de alimento não perecível que será doado às instituições vinculadas à Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. Mais informações na sede da FEMS, Avenida Calógeras, 2209 - Centro - Campo Grande-MS - fones: 3324-3757, 3324-8322 e 3382-557 - http://fems.org.br/sitefems/
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
O Jardim da Vida
A vida é um imenso jardim no qual cada um de nós semeia através de nossas próprias ações. Sendo assim, estejamos atentos a esta semeadura para que possamos distribuir e multiplicar os talentos(1) que o pai nos confiou. A semeadura é livre, porém, todos somos responsáveis pela colheita.
Aqueles que utilizaram dos seus talentos para semear(2) e propagar o bem colherá, em tempo certo, os frutos doces do amor, adquirindo forças para sua jornada. Mas, neste nosso campo fértil, nem sempre fazemos bom uso das nossas sementes, pois enterramos os nossos talentos nas algemas do orgulho e do egoísmo e estes se transformam em ervas daninhas que sufocam nossa vontade... E quais são os resultados desta colheita? Quedas e desvios de toda sorte. “Vigiai e orai, nos advertira Jesus” (3).
Mantenhamo-nos vigilantes em nossos campos! E nos momentos difíceis, elevemos nossos pensamentos em prece(4) carregando nossas usinas interiores geradoras de forças que irá nos elevar em sublimes pensamentos de paz e esperança, pois, quando a alma se eleva a esferas divinas, pouco a pouco vamos deixando de ser arrastados para os lamaçais das baixas vibrações.
Somos os trabalhadores da última hora(5) convocados a servir na vinha do senhor. Façamos, então, de nossos campos, verdadeiros mananciais de amor na certeza de que nossa colheita será farta e abençoada rendendo os frutos do evangelho de Jesus que deverá habitar na consciência dos homens de bem.
José Antonio da Cruz. Catanduva-SP – 21/10/2010
Referências:
(1)E.S.E – Capitulo XVI, Item 6 - Parábola dos Talentos
(2)E.S.E – Capitulo XVII, Item 5 - Parábola do Semeador
(3)Novo Testamento, Mateus Cap. 26, v41 – Marcos Cap. 14, v38
(4)E.S.E – Capitulo XXVII, Item 6 – Eficácia da Prece
(5)E.S.E – Capitulo XX, Item 1 – Os Trabalhadores da Última Hora
domingo, 17 de outubro de 2010
Homenagem aos poetas de Mato Grosso do Sul - VIII Recital de Poesia, no SESC Horto, dia 27 de outubro - 4ª feira - 19 horas
Prezados amigos!
Este ano o Curso de Declamação Castro Alves, em seu VIII Recital de Poesia, irá homenagear poetas de Mato Grosso do Sul. Não será possível contemplar a todos, pois a quantidade de declamadores e as horas de apresentação ficaria inviável. Mas, fica o compromisso de nos próximos recitais, que são realizados anualmente, sempre apresentar um bloco especial para os poetas do Estado que não foram homenageados neste.
Nos orgulhamos de ter uma enorme quantidade de poetas e escritores, com trabalhos de qualidade, que por esse motivo não serão esquecidos. As homenagens continuarão.
Um grande abraço!
e contamos com sua presença.
Elizabeth Fonseca
I CONJURESP – CONGRESSO JURÍDICO-ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Após dois anos de fundação, a AJE-SP (Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo) realizará o I Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo). O evento reunirá operadores do direito e interessados em geral, com o fim de discutir Ética, Justiça e Espiritismo. Expositores de todo o país já estão com presenças confirmadas. Ribeirão Preto-SP será a sede do I CONJURESP, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2010, nas Faculdades COC. Programe-se. Compareça. Com certeza, será um marco no movimento jurídico-espírita.
TV CEI impulsiona a divulgação espírita
A Web TV do Conselho Espírita Internacional possui uma diversidade de programas diários com 24 horas de programação no ar.
Panorama, Espiritismo Responde, Falemos de Espiritismo, Orientando (“Orientação ao Centro Espírita” e “Orientação aos Órgãos de Unificação”) são alguns dos programas produzidos e exibidos. Além disso, a TVCEI edita DVDs como o recente lançamento com as palestras do 3º Congresso Espírita Brasileiro. Na lista dos cinco DVDs mais vendidos durante o ano constam: Nosso Lar, Vidas de Joana de Angelis, Vida e Obra de Chico Xavier, Como Fazer Palestas Espíritas, Perispírito.
sábado, 16 de outubro de 2010
Palestra pública: Por que adoecemos? com Orson Peter Carrara - dia 16/10/2010 - sábado - 19:30 horas em Campo Grande-MS
Muito bom o Seminário “Fim do mundo em 2012? Flagelos destruidores, mortes coletivas e transformação do planeta" que devido a imprevistos, foi realizado na tarde de hoje, pois estava programado para amanhã cedo. Abordagem excelente e esclarecedora.
Não percam a palestra de logo mais as 19:30hs.
Abraço a todos
Ronaldo São Romão Sanches
Palestra pública: Por que adoecemos?
Data: 16 de outubro de 2010 - sábado - 19:30 horas
Data: 16 de outubro de 2010 - sábado - 19:30 horas
Local: Comunhão Espírita Casa de Scheilla
Rua Ourinhos, 297 – Vila Carvalho - Campo Grande-MS
Alteração na programação - ORSON PETER CARRARA em Campo Grande-MS
Caros Confrades
Comunicamos que houve alteração na programação que será realizada pelo nosso confrade ORSON PETER CARRARA aqui em Campo Grande.
O seminário que estava previsto para o período matutino do domingo ocorrerá no sábado mesmo, amanhã, dia 16, das 14h às 16h30min. À noite, às 19h30min, como estava programado, ocorrerá a palestra pública.
Toda essa programação será realizada nas dependências da Comunhão Espírita Casa de Scheilla.
Atenciosamente,
Equipe FEMS
Comunicamos que houve alteração na programação que será realizada pelo nosso confrade ORSON PETER CARRARA aqui em Campo Grande.
O seminário que estava previsto para o período matutino do domingo ocorrerá no sábado mesmo, amanhã, dia 16, das 14h às 16h30min. À noite, às 19h30min, como estava programado, ocorrerá a palestra pública.
Toda essa programação será realizada nas dependências da Comunhão Espírita Casa de Scheilla.
Atenciosamente,
Equipe FEMS
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Palestra com Wellington Gonçalves dia 11/10, em Nova Andradina-SP
Convidamos a todos para participar no dia 11 de Outubro de 2010 - 2ª feira - 19:30horas, da palestra com Wellington Gonçalves de São Gabriel do Oeste, com o tema "Homenagem aos 100 anos de Chico Xavier".
Local: Centro Espírita André Luiz
Rua José Heitor de Camargo, 534 - Nova Andradina-MS
Local: Centro Espírita André Luiz
Rua José Heitor de Camargo, 534 - Nova Andradina-MS
Palestra com Leon Denny Borges, dia 12/11, em Bataguassu-MS
Palestra com Leon Denny Borges "Escolhas: Quanto custa? Quanto vale?”
Dia: 12/11/2010 - Sexta-feira
Horário: 19h30min
Local: Centro Espírita Allan Kardec
Rua Maracaju, 705 - Bataguassu-MS
Dia: 12/11/2010 - Sexta-feira
Horário: 19h30min
Local: Centro Espírita Allan Kardec
Rua Maracaju, 705 - Bataguassu-MS
Seminário "Dez Metas para o êxito familiar", com Leon Denny Borges, dia 14/11, em Nova Andradina-MS
No dia 14 de novembro de 2010, domingo, haverá na Sociedade Espírita Amor Verdade e Justiça da cidade de Nova Andradina o seminário com o confrade Leon Denny Borges da cidade de Franca-SP, que tratará o tema: "Dez Metas para o êxito familiar", vamos participar.
Dia: 14/11/2010 Domingo
Horário: 09h as 11:30 horas
Local: Sociedade Espírita Amor Verdade e Justiça
Rua Luiz Antonio da Silva, 1542 - Bairro Educacional - Nova Andradina-MS
Dia: 14/11/2010 Domingo
Horário: 09h as 11:30 horas
Local: Sociedade Espírita Amor Verdade e Justiça
Rua Luiz Antonio da Silva, 1542 - Bairro Educacional - Nova Andradina-MS
Palestra com Leon Denny Borges em Batayporã-MS, dia 13/11/2010 - Sábado
Palestra com Leon Denny Borges, de Franca-SP, com o tema "Vencendo as batalhas mentais".
Dia: 13/11/2010 - Sábado
Horário: 19h30min
Local: Núcleo de Estudos Espíritas "Amor e Luz"
Rua Vereador José Adelino da Rocha, 1359 - Batayporã - MS
Dia: 13/11/2010 - Sábado
Horário: 19h30min
Local: Núcleo de Estudos Espíritas "Amor e Luz"
Rua Vereador José Adelino da Rocha, 1359 - Batayporã - MS
domingo, 10 de outubro de 2010
Raul Teixeira aborda o tema Drogas e seus efeitos
No programa Transição nº 100, da Rede TV, Raul Teixeira abordou o tema sob a ótica espírita, de forma muito clara, respondendo a perguntas sobre:
-O uso das drogas
-Os efeitos das drogas para o Corpo Espiritual
-Os efeitos das drogas após a “morte”
-Os efeitos das drogas nas existências futuras
-Influências espirituais nos usuários de drogas
-As terapias das Casas Espíritas
-Os efeitos das drogas para o Corpo Espiritual
-Os efeitos das drogas após a “morte”
-Os efeitos das drogas nas existências futuras
-Influências espirituais nos usuários de drogas
-As terapias das Casas Espíritas
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Ciclo de palestras da XXVIII Feira do Livro da União Espírita Mineira-UEM
As palestras serão realizadas no auditório da União Espírita Mineira
Rua Guarani, 315 Centro - Belo Horizonte - MG
Telefone (31) 3201-3038 begin_of_the_skype_highlighting (31) 3201-3038 end_of_the_skype_highlighting
Rua Guarani, 315 Centro - Belo Horizonte - MG
Telefone (31) 3201-3038 begin_of_the_skype_highlighting (31) 3201-3038 end_of_the_skype_highlighting
Transmissão ao Vivo das Palestras a partir das 19 horas (horário de Brasília)
Segunda-feira 04/10/2010 - Há Dois Mil Anos - Gilmar TrivelatoTerça-feira 05/10/2010 - Ave Cristo - Wagner Gomes da Paixão
Quarta-feira 06/10/2010 - Renúncia - Mateus Botelho
Quinta-feria 07/10/2010 - Cinquenta Anos Depois - Afonso Chagas
Sexta-feira 08/10/2010 - Contribuição da Obra de Chico Xavier para a Evangelização Espírita Infanto-Juvenil - Rute Ribeiro - FEB
Sábado 09/10/2010 - Paulo e Estevão - Gladston Laje
domingo, 3 de outubro de 2010
Palestra e Seminário com Orson Peter Carrara - dias 16 e 17 de outubro de 2010 em Campo Grande-MS
Palestra pública: Por que adoecemos?
Data: 16 de outubro de 2010 - sábado - 19:30 horas
Data: 16 de outubro de 2010 - sábado - 19:30 horas
Seminário: “Fim do mundo em 2012? Flagelos destridores, mortes coletivas e transformação do planeta"
Data: 17 de outubro de 2010 - domingo - das 8:30 às 12 horas Local: Comunhão Espírita Casa de Scheilla
Rua Ourinhos, 297 – Vila Carvalho - Campo Grande-MS
Tanto a palestra como o seminário são eventos abertos ao público em geral
Orson Peter Carrara nasceu em Mineiros do Tietê - SP no dia 10 de março de 1960. Atualmente reside em Matão - SP com a família. É casado com Aparecida Neuza Marana Carrara. Os filhos Cíntia, Cássio e Alexandre (os dois últimos, gêmeos) completam-lhe a família. Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais, inclusive com a revista Reformador, da FEB. Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" e "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão? Por que nos procuram?“.
e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br
Site: www.orsoncarrara.rg3.net
Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/
Localização do Centro:
Visualizar Comunhão Espírita Casa de Scheilla em um mapa maior
e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br
Site: www.orsoncarrara.rg3.net
Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/
Localização do Centro:
Visualizar Comunhão Espírita Casa de Scheilla em um mapa maior
Assinar:
Postagens (Atom)