domingo, 26 de setembro de 2010

BRASIL NOSSA PÁTRIA, NOSSA MISSÃO

Catanduva-SP, 25-09-2010 - artigo publicado na Rede Amigo Espírita
Mais uma vez estamos prestes a decidir quem irá representar o povo brasileiro. Dias antes de irmos às urnas, as campanhas eleitorais ganham forças não poupando seus comentários, acusações e falta de ética com o eleitor brasileiro. Campanhas políticas cada vez mais interessadas em se auto-promoverem não medem esforços para atingir seus objetivos, passando, assim, por cima dos direitos daqueles que irão lhes eleger no qual o lema é: para que esclarecer já que podemos confundir. E é neste vai e vem e empurra e empurra que o povo brasileiro simplesmente entra no embalo.
Em pleno século 21 ainda nos fazem acreditar que existe um Deus que pune, mesmo que os ensinamentos de Jesus sejam de perdão e amor ao próximo. Com isso, acreditamos que é melhor castigar do que prevenir... “nasceu assim, morre assim”, sendo que esta é a desculpa esfarrapada em defesa da personalidade. Admitimos claramente que não temos condições de mudar porque somos dessa ou daquela maneira, porém exigimos mudanças da parte daqueles que irão governar o Brasil nos próximos quatro anos.
"Eduquem as crianças e não será preciso castigar os homens”, já nos advertia Pitágoras (Séc. VI A.C). Mas parece que ainda insistimos em não aprender a lição e enquanto isso a culpa sempre é do “outro”, o qual julgamos cheio de defeitos e que supomos conhecer tão bem.
Queremos mudanças, mas será que estamos colaborando para elas acontecerem, ou somos só daqueles que está sentado em uma poltrona com a boca escancarada cheia de dentes esperando a “morte” chegar? Quantos de nós estamos realmente fazendo a nossa parte? Quantos de nós estamos usando os nossos “talentos” e colocando as mãos na charrua para assumir a nossa missão? Missão de todos nós...
Até parece que Mahatma Gandhi já estava prevendo ao imortalizar as frases: “Sejamos a mudança que queremos no mundo", pois “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. O foco deve estar voltado para dentro, e não para fora, pois, se almejamos alguma mudança, então que esta desperte primeiramente em nós.
Quando descobrirmos que temos o poder de escolha e que somente de mãos unidas faremos a diferença para um futuro melhor, então compreenderemos a grandeza das palavras do Cristo quando nos disse... “Conheceis a Verdade e esta Vos Libertará”. Façamos a nossa parte, porém assumindo o nosso papel de colaborador da sociedade e não transferindo o direito de educar e prevenir para fora de nós.
Deixo aqui para nossa reflexão a feliz frase que Raul Teixeira dá em resposta a uma entrevista durante o 3º Congresso Espírita Brasileiro realizado em Abril de 2010... “Não se terá jamais bom político, enquanto não se tiver boa criatura. De modo que é muito importante para a Doutrina Espírita o trabalho da educação ética desde criança, desde as fases iniciais da criatura.”
E completa Divaldo Pereira Franco “A nova ética, é a mesma ética de Jesus Cristo, a ética do amor, do respeito pela vida, do respeito por si mesmo e pela natureza.”

Muita paz a todos.
José Antonio da Cruz
Orador Espírita e dirigente de estudos.
Auxiliar de marketing - Catanduva-SP

e-mail: joseantony2006@terra.com.br

Referências:
Pitágoras - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras
Mahatma Gandhi - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi
Jesus – http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus
Evangelho de João – Cap. 8, v. 32 a 33
Raul Teixeira - http://www.raulteixeira.com/biografia.php
Divaldo Pereira Franco - http://www.divaldofranco.com/biografia.php

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Os Diferentes" neste sábado dia 25/09, em Bela Vista-MS

"Os Diferentes": um espetáculo questionador. Uma reflexão sobre a trajetória humana, do berço ao túmulo, e desse às dimensões infinitas da Espiritualidade superior. Uma peça que apresenta as experiências de uma família, que poderia (ou pode) ser a sua, já que ninguém sabe o que a Vida nos reserva, ninguém sabe o que nos sucederá nos próximos minutos.
veja o site do Grupo Arte Boa Nova

Espiritismo e Ecologia é o tema da palestra de André Trigueiro, na Câmara Municipal de Campo Grande-MS, neste sábado dia 25/09/2010, às 19 horas

Neste sábado, dia 25 de setembro de 2010, na Câmara Municipal, às 19h, haverá Palestra Pública com André Trigueiro., com o tema "Espiritismo e Ecologia". Também haverá o lançamento do seu livro “Espiritismo e Ecologia”. André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", (Editora Sextante, 2003). É Jornalista da Globo News. O evento faz parte do Encontro Estadual de Trabalhadores Espíritas, organizado pela Federação Espírita de Mato Grosso do Sul que aconrtece aqui em campo Grande de hoje a domingo. veja mais detalhes da programação: http://espiritismo-ms.blogspot.com/2010/08/encontro-estadual-de-trabalhadores.html
Leia mais sobre o André Trigueiro: http://www.mundosustentavel.com.br/andre.asp

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ENCONTRO ESTADUAL DE TRABALHADORES ESPÍRITAS: de 24 a 26 de setembro de 2010, em Campo Grande-MS - Inscrições

A Diretoria da FEMS lembra que a inscrição dos participantes do Encontro Estadual de Trabalhadores Espíritas será até o dia 17 de setembro, ou seja  até amanhã - impreterivelmente. O Encontro será realizado nos dias 24 a 26 de setembro de 2010, em Campo Grande-MS.
Mais informações pelos telefones: (67) 3324-3757 / 3324-8322, ou pela internet: fems@fems.org.br/ fems@brturbo.com.br.
O valor da inscrição (R$ 10,00) poderá ser pago no dia para quem fizer por e-mail.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Doação de Livros Espíritas

O Centro de Estudos Espíritas Chico Xavier, localizado no Bairro Santa Emília, em Campo Grande-MS, com objetivo de formar uma biblioteca para consulta pública, necessita de doações de livros e revistas com temática espírita. para colaborar, ligue nos fones 8121-9140 ou 3026-1293, falar com Sílvia.

Viajando com Nosso Lar

Considerações da Psicóloga Sandra Mussi, presidente do Conselho Espírita Canadense sobre o filme Nosso Lar.

Como a gente diz por aqui, WOW!!!!!
Tive a grande honra e prazer de assistir ao filme "Nosso Lar" que será estreado em Setembro/2010.
Minha viagem ontem ao assistir o filme foi espetacular. Quantas lições!!!
Eu fiquei encantada em como pude me perceber nos personagens podendo assim experienciar emoções e valores tão engenhosamente criados na tela.
Com a ajuda de André Luiz e desta produção espetacular, caminhei na minha própria estrada de encontro ao "Meu Lar" e ao "Meu Umbral".
Como Psicóloga e constante estudante da alma, a busca dessa viagem interior é minha mola motivadora no caminho do auto-conhecimento.
Para aqueles que já leram o livro e conhecem sua mensagem de tolerância e amor, o filme traz imagens inesquecíveis que materializam nossa imaginação, enriquecem nossa apreciação pelas mensagens trazidas a nós por André Luiz. Quem não conhece a obra será presenteado com uma narrativa clara, que sutilmente ensina os fundamentos da mensagem Espirita através da jornada de um espirito.
A representação visual contrastante entre o umbral e o Nosso Lar coloca em grande perspectiva a nossa dualidade espiritual, mental e emocional. Essa realidade interna do equilíbrio e desequilíbrio, entre o amor e o ódio, entre a paz e a guerra tão bem representada pelo ator Renato Prieto, nos faz reconhecer o nosso atual estado evolutivo, nossas fragilidades e limitações. Escolher ver a "normalidade" das nossas imperfeições de condição humana em busca da luz é aceitar de forma natural nosso crescimento.
O filme Nosso Lar, me proporcionou o encontro com essa realidade e me fez refletir onde estou e para onde quero ir.
Estar aberta para essa escolha é uma fonte energizadora de liberdade e de exercício em busca da felicidade e realização pessoal.
As cenas do hospital da colônia Nosso Lar nos traz a tranquilidade interna do silêncio, expulsa os barulhos da mente para que a quietude interna proporcione o ambiente necessário ao encontro com nossa essência e a fonte das leis divinas. Mais uma vez, o filme nos leva a refletir no poder do silêncio. A "água medicamentosa" foi o agente desse processo.
A trilha sonora composta pelo gênio da música considerado um dos compositores mais influentes do século 20, Philip Glass, constantemente nos convida a tecer suaves cordas vibracionais do nosso intimo com a arte divina.
Nas cenas musicais do filme uma nova oportunidade de experienciar a harmonia, fazendo-nos mergulhar em sensações de alegria, quietude e união.
O filme nos traz uma mensagem de otimismo e esperança. As emoções vivenciadas pelos atores traz ao telespectador sentimentos verdadeiros e sinceros, fazendo com que o filme seja uma conexão constante.
Morando no exterior ha mais de 20 anos, "viajei" com Andre Luiz - O retorno dele ao Lar na Terra, é muitas vezes meu retorno a Pátria querida. Cenas tão emocionantes que me instigaram ao exercício do desapego. Como André Luiz, ao não aceitarmos as mudanças da nossa realidade perdemos a conexão interna.
Ao nos desapegarmos deixamos de viver a ansiedade da separação e assim nos abrimos para a conexão maior, a do entendimento que somos todos ligados uns aos outros, somos UM SÓ através do AMOR!
A doutrina da reencarnação faz com que possamos exercitar a fraternidade, estender nossas afeições além dos laços do sangue, nos laços imperecíveis do Espírito.
Acredito que o cinema brasileiro enriqueceu com a grande direção de Wagner Assis que se estabeleceu como um grande "médium" das belezas eternas.
Com certeza esse é um filme para se assistir muitas vezes. Estarei levando meus filhos e meus amigos e recomendando a todos aqueles que buscam a paz e o encontro com o Divino.
Obrigada Wagner e a toda a equipe que me proporcionaram essa viagem tão bonita!
Obrigada André Luiz! Obrigada Chico!

Sandra Mussi
Psicóloga e Psicoterapeuta
Presidente Conselho Espirita Canadense

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VII Encontro de Jovens - Tema: Sexualidade, dia 12 de setembro de 2010, no CEAK, em Bataguassu-MS

Para maiores informações e solicitação da Ficha de Inscrição entre em contato com a Maria Leonora do Departamento de Infância e Juventude - DIJ/CEAK, nos fones: (67)3541-3392 / 8139-4515 / 9927-4520 ou e-mail: ceak.dij@uol.com.br