terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ver TV discute a programação religiosa na televisão


O programa semanal Ver TV da TV Câmara discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania. Quinta, às 22h30.

É cada vez maior o espaço ocupado pelas religiões nas TVs brasileiras. Canais abertos ou fechados exibem nos mais diferentes horários programas de proselitismo religioso. Algumas emissoras alugam espaços para confissões religiosas, outras são por elas controladas. O Ver TV quer saber até que ponto essa prática é legal, como ficam as religiões que não tem acesso à TV e quais seriam os caminhos possíveis para que a televisão brasileira pudesse tratar a fé religiosa de maneira serena e equilibrada.
Participam do debate Roberto Livianu, promotor de Justiça no Estado de São Paulo, doutor em direito pela USP e autor da pesquisa "O caráter educativo da laicidade do Estado para a esfera pública: alcance e da ação do MP em defesa da cidadania e da democracia"; Rita Segato, antropóloga, professora da Universidade de Brasília, pesquisadora dos "Movimentos religiosos no mundo contemporâneo" e integrante do grupo de pesquisa sobre "Religião e Sociedade" do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso); e Lucelmo Lacerda, historiador, especialista em história das religiões, autor de pesquisa sobre o caso "Ratzinger versus Boff", desenvolvida no programa de pós-graduação da PUC de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário