terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Índice da Revista Espírita

A Federação Espírita Brasileira (FEB) disponibiliza o download de todos os exemplares da Revista Espírita, bem como do seu índice geral e um link para pesquisa online.
Veja mais no endereço:


terça-feira, 25 de junho de 2013

Clamor social: o clímax e a indiferença dos governantes

Quando as injustiças sociais atingem o clímax e a indiferença dos governantes pelo povo que estorcega nas amarras das necessidades diárias, sob o açodar dos conflitos íntimos e do sofrimento que se generaliza, nas culturas democráticas, as massas correm às ruas e às praças das cidades para apresentar o seu clamor, para exigir respeito, para que sejam cumpridas as promessas eleitoreiras que lhe foram feitas...
Já não é mais possível amordaçar as pessoas, oprimindo-as e ameaçando-as com os instrumentos da agressividade policial e da indiferença pelas suas dores.
O ser humano da atualidade encontra-se inquieto em toda parte, recorrendo ao direito de ser respeitado e de ter ensejo de viver com o mínimo de dignidade.
Não há mais lugar na cultura moderna, para o absurdo de governos arbitrários, nem da aplicação dos recursos que são arrancados do povo para extravagâncias disfarçadas de necessárias, enquanto a educação, a saúde, o trabalho são escassos ou colocados em plano inferior.
A utilização de estatísticas falsas, adaptadas aos interesses dos administradores, não consegue aplacar a fome, iluminar a ignorância, auxiliar na libertação das doenças, ampliar o leque de trabalho digno em vez do assistencialismo que mascara os sofrimentos e abre espaço para o clamor que hoje explode no País e em diversas cidades do mundo.
É lamentável, porém, que pessoas inescrupulosas, arruaceiras, que vivem a soldo da anarquia e do desrespeito, aproveitem-se desses nobres movimentos e os transformem em festival de destruição.
Que, para esses inconsequentes, sejam aplicadas as corrigendas previstas pelas leis, mas que se preservem os direitos do cidadão para reclamar justiça e apoio nas suas reivindicações.
O povo, quando clama em sofrimento, não silencia sua voz, senão quando atendidas as suas justas reivindicações. Nesse sentido, cabe aos jovens, os cidadãos do futuro, a iniciativa de invectivar contra as infames condutas... porém, em ordem e em paz.
Divaldo Franco
Divaldo Pereira Franco é natural de Feira de Santana, Bahia, Brasil. É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade. 
Fundou, juntamente com seu fiel amigo Nilson de Souza Pereira, o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, que atendem a toda a comunidade do bairro de Pau da Lima, em Salvador, beneficiando milhares de doentes e necessitados.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Feira de Livros Espíritas: dia 9, 10 e 11 de maio, no Calçadão da Rua Barão do Rio Branco - Campo Grande-MS


Está sendo realizada, nos dias 09, 10 e 11 de Maio de 2013, uma Feira de Livros Espíritas, no Calçadão da Rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande-MS. Os objetivos do evento são divulgar a Doutrina Espírita e ajudar na manutenção da Creche e Escola Espírita vinculados ao Centro Espírita Fraternidade Anália Franco, que atende em sua atividades múltiplas a mais de 400 crianças. 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Palestra: Cairbar Schutel, o incansável divulgador da Doutrina Espírita


Neste sábado dia 23/02/2013 às 19h30min, a Fundação Chico Xavier realizará na sede do Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul a sua participação no Ciclo de Palestras com o tema: Cairbar Schutel, o incansável divulgador da Doutrina Espírita.
Apresentação: Jônia Garcia Gomes.
O ICEMS fica na Rua 26 de agosto850 - Centro, em frente ao SENAC Horto.
Esperamos você e seus familiares e amigos.
participe e ajude na divulgação.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pandemia depressiva


Somente a título de informação, pandemia, segundo o Dicionário Aurélio, é uma doença epidêmica amplamente difundida, sendo doença uma denominação genérica de qualquer desvio do estado normal, um conjunto de sinais e/ou sintomas que têm uma só causa. O caráter epidêmico se dá quando atinge um grande número de pessoas. A depressão sabemos é chamada de "o mal do século" ou "mal dos tempos modernos." O morbo que Joanna cita, é uma espécie de estado patológico, doença.
Muito interessante a forma para detectarmos estados depressivos em andamento ou já instalados em nós mesmos.

abraço a todos e boa reflexão.
Ronaldo


Pandemia depressiva
No momento, quando as conquistas libertadoras da inteligência alcançam elevados índices de superior tecnologia e de grandiosa compreensão científica em torno da vida e das suas complexidades, assim como do macro e do microcosmo, os desvarios da emoção fazem-se assinalar por angústias devastadoras nas existências vazias de significados...

Qual morbo invisível, uma onda volumosa de desespero, silencioso em uns momentos e noutros gritante, toma conta da sociedade terrestre, dizimando as belas florações da esperança e atirando as pessoas desavisadas aos fundos poços do desinteresse pela vida e pelas lutas renovadoras...

A depressão pode ser superada, caso o paciente opte pela luta e a ela entregue-se com afinco. A concentração mental nos ideais do bem lentamente preenche o vazio existencial, estimulando os neurônios às sinapses, restabelecendo o ritmo e a produção dos neuropeptídios responsáveis pela alegria e dinâmica da existência.

Quando sintas o desânimo agravar-se no teu currículo de ações; quando fores vítima de contínuos episódios de insônia com pensamentos conflitivos; quando experimentes indiferença afetiva em relação às pessoas queridas; quando o mau humor em forma de distimia passe a caracterizar-te; quando a indisposição para qualquer atividade tornar-se freqüente; quando a irritação ou o desejo de isolamento social comecem a dominar-te, tem cuidado, pois que estás em processo depressivo.

Atenta para a renovação interior, busca o auxilio espiritual e o especializado, não te afastando do psicoterapeuta sublime, porque estás caminhando pela noite escura, a que se refere São João da Cruz... Liberta-te da sombra morbosa e inunda-te da luz do sol da alegria, rumando na direção da saúde que te aguarda.

Nasceste para conquistar o infinito,
e isso depende exclusivamente de ti.

Do livro “Entrega-te a Deus” de Joanna de Ângelis

Drogas: Causas, Consequências e Recuperação

Muito boa a entrevista de Maria Izilda Netto, do Programa Repensar, da TV Mundo Maior, com o Psicólogo Valci Silva, autor do livro Drogas: Causas, Consequências e Recuperação, publicado pela Editora EME.
Os efeitos e causas das substâncias químicas no indivíduo, de forma simples e direta.