terça-feira, 17 de agosto de 2010

CHICO XAVIER: A ARTE DO AMOR - apresentação em Campo Grande-MS nos dias

Evento em comemoração aos 100 anos de Chico Xavier, com apresentações no Teatro SESC Horto em 11 e 12 de setembro de 2010, em Campo Grande - MS

Os ingressos estão à disposição na ARTE&TÉCNICA e na FEDERAÇÃO ESPÍRITA de MS- FEMS

Os diferentes

Abordando os temas "vida após a morte" e "mediunidade", a peça teatral "Os Diferentes", de texto concebido e dirigido por Nelson Peixoto, vem sendo considerada um dos mais esperados espetáculos produzidos pela companhia de arte "Boa Nova", de Campo Grande-MS, que, depois do sucesso e recorde de público com seu último trabalho "Queridos amigos, desde que morri esta é a primeira carta que vos escrevo" (2009), dedica-se à produção do atual espetáculo, cumprindo com um dos principais compromissos de seus organizadores: oferecer cultura, aprendizado e diversão para toda a família sul-mato-grossense.
Num ano em que as comemorações espíritas lembram os cem anos de Chico Xavier, um dos maiores representantes do Espiritismo no Brasil e no mundo, o grupo teatral assumiu o desafio de trazer ao público a montagem desta extraordinária obra dramatúrgica que, desde 2007, era anunciada pela companhia como uma de suas montagens mais completas em informações doutrinárias e sensibilidade artística devido à criatividade com que cada quadro é apresentado na abordagem dos temas centrais. Temas esses ainda cercados de tabus e restrições por parte de muitos, mas que atualmente vêm sendo abordados com simplicidade e linguagem poética pela arte com temática espírita.
Levando o espectador a transferir-se para o contexto da narrativa, "Os Diferentes" é um espetáculo questionador, onde a cada momento nos perguntamos qual seria nossa reação diante de semelhante situação. Ao mesmo tempo faz do espetáculo uma das mais surpreendentes e belas descrições da trajetória humana: do berço ao túmulo e, deste, às dimensões infinitas do aprendizado espiritual.
Narrando as experiências de uma família que perde um filho em plena juventude, a peça aborda temas curiosos como: percepções mediúnicas, premonições, influência dos espíritos em nossas vidas, lei de ação e reação, reencarnação, laços de família e, de forma encantadora, fecha o ciclo dramático com a proposta de que o amor é o objetivo que todos nós atingiremos mais cedo ou mais tarde no caminho de nossas esperanças.
O interessante nas montagens artísticas produzidas pelo "Arte Boa Nova" é a preocupação em se fazer um espetáculo para todos, sem proselitismo, mas com profundo sentimento ecumênico, levando-nos a refletir que a essência das escolas religiosas na terra é o amor a Deus e ao próximo, e nesta máxima, quebram-se as paredes que nos dividem, e por alguns instantes temos a sensação de que o essencial é aprender sempre, amar e transformar nossas vidas num sublime compartilhar. Esta é uma das funções mais felizes que a arte traz consigo: a capacidade de quebrar barreiras, vencer preconceitos e auxiliar a humanidade a avançar em sua maneira de entender a vida e dela desfrutar.

mais informações: http://www.arteboanova.com.br/abn/appview/site/peca.go
 Agenda de apresentações:
Aquidauana: 24/07/2010.
Dourados: 31/07/2010.
Campo Grande: 14/08/2010, 15/08/2010.
Coxim: 21/08/2010.
Rio Brilhante: 28/08/2010.
Paranaíba: 04/09/2010.
Três Lagoas: 05/09/2010.
Bela Vista: 25/09/2010.
Bonito: 16/10/2010.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

NOSSO LAR, estréia nacional: dia 3 de setembro de 2010

20 Serviços que o Espiritismo faz por você

Autor: André Luiz (espírito)
  1. Integra você no conhecimento de sua posição de criatura eterna e responsável diante da vida.
  2. Expõe o sentido real das lições do Cristo e de todos os outros mentores espirituais da Humanidade, nas diversas regiões do Planeta.
  3. Suprime-lhe as preocupações originárias do medo da morte, provando que ela não existe.
  4. Revela-lhe o princípio da reencarnação, determinando o porquê da dor e das aparentes desigualdades sociais.
  5. Confere-lhe forças para suportar as maiores vicissitudes do corpo, mostrando a você que o instrumento físico nos reflete as condições ou necessidades do espírito.
  6. Tranqüiliza você com respeito aos desajustes da parentela, esclarecendo que o lar recebe não somente afetos mas também ao desafetos de existências passadas, para a necessária regeneração.
  7. Demonstra-lhe que seu principal templo para o culto da Presença Divina é a consciência.
  8. Liberta-lhe a mente de todos os tabus em matéria de crença religiosa.
  9. Elimina a maior parte das suas preocupações acerca do futuro alem da morte.
  10. Dá-lhe o conforto do intercâmbio com os entes queridos, depois de desencarnados.
  11. Entrega-lhe o conhecimento da mediunidade.
  12. Traça-lhe providencias para o combate ou para a cura da obsessão.
  13. Concede o direito da fé raciocinada.
  14. Destaca o imperativo da caridade por dever.
  15. Auxilia você a revisar e revalorizar os seus conceitos de trabalho e tempo.
  16. Concede-lhe a certeza natural de que, se beneficiamos ou prejudicamos alguém, estamos beneficiando ou prejudicando a nós próprios.
  17. Garante-lhe a serenidade e paz diante da calúnia ou da crítica.
  18. Ensina você a considerar adversários por instrutores.
  19. Explica-lhe que, por maiores que sejam as dificuldades exteriores, intimamente você é livre para melhorar ou agravar a própria situação.
  20. Patenteia-lhe que a fé ilumina o caminho, mas que ninguém fugirá da lei que manda atribuir a cada um segundo suas obras pessoais.

ENCONTRO ESTADUAL DE TRABALHADORES ESPÍRITAS: de 24 a 26 de setembro de 2010, em Campo Grande-MS

Acontecerá em Campo Grande-MS, no Centro Espírita Caminheiros de Jesus, nos dias 25 de setembro de 2010, sábado, das 8h30 às 17h e no dia 26 de setembro de 2010, domingo, das 8 às 12h, o ENCONTRO ESTADUAL DE TRABALHADORES ESPÍRITAS.
Na  sexta-feira, dia 24 de setembro, às 19h30, no Auditório do SENAC, localizado em frente ao Horto Florestal, na Rua Francisco Cândido Xavier, 75 - Centro, haverá uma Palestra Pública, com a Profa. Sandra Borba Pereira. Autora do Livro “Reflexões Pedagógicas à Luz do Evangelho”, Sandra é professora de História e Filosofia da Educação na UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem larga experiência no campo de trabalho da orientação ao jovem espírita. Presta colaboração no Quadro de Voluntários da FEB em cursos de formação, sobretudo na área da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil. Articulista, tem prestado sua colaboração em várias oportunidades ao Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná e da Revista A Reencarnação, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Expositora e Evangelizadora espírita, é atualmente , que é Vice-Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.
No sábado, dia 25 de setembro de 2010, na Câmara Municipal, às 19h, haverá Palestra Pública com André Trigueiro. Também haverá o lançamento do seu livro “Espiritismo e Ecologia”. André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", (Editora Sextante, 2003). É Jornalista da GLOBO NEWS. Ler mais sobre o André Trigueiro: http://www.mundosustentavel.com.br/andre.asp

Ecologia e Espiritismo

por André Trigueiro
É urgente que o movimento espírita absorva e contextualize, à luz da doutrina, os sucessivos relatórios científicos que denunciam a destruição sem precedentes dos recursos naturais não renováveis, no maior desastre ecológico de origem antrópica da história do planeta. Os atuais meios de produção e de consumo precipitaram a humanidade na direção de um impasse civilizatório, onde a maximização dos lucros tem justificado o uso insustentável dos mananciais de água doce, a desertificação do solo, o aquecimento
global, a monumental produção de lixo, entre outros efeitos colaterais de um modelo de desenvolvimento “ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto”.
Na pergunta 705 do Livro dos Espíritos, no capítulo que versa sobre a Lei de Conservação, Allan Kardec pergunta: “Porque nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?”, ao que a espiritualidade responde: “É que, ingrato, o homem a despreza! Ela, no entanto, é excelente mãe. Muitas vezes, também, ele acusa a Natureza do que só é resultado da sua imperícia ou da sua imprevidência. A terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se”
(...).
É evidente que em uma sociedade de consumo, nenhum de nós se contenta apenas com o necessário. A publicidade se encarrega de despertar apetites vorazes de consumo do não necessário daquilo
que é supérfluo, descartável, inessencial renovando a cada nova campanha a promessa de felicidade que advém da posse de mais um objeto, seja um novo modelo de celular, um carro ou uma roupa. Para nós espíritas, é fundamental que o alerta contra o consumismo seja entendido como uma dupla proteção: ao meio
ambiente que não suporta as crescentes demandas de matéria primae energia da
sociedade de consumo, onde a natureza é vista como um grande e inesgotável supermercado – e ao nosso espírito imortal, já que, segundo a doutrina espírita, uma das características predominantes dos mundos inferiores da Criação é justamente a atração pela matéria. Nesse sentido, não há distinção entre consumismo e materialismo, e nossa invigilância poderá custar caro ao projeto evolutivo que desejamos encetar . Essa questão é tão crucial para o Espiritismo, que na pergunta 799 do Livro dos Espíritos, quando Kardec
pergunta “de que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?”, a resposta é taxativa: “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade.(...)” 
Uma das mais prestigiadas organizações não governamentais do mundo, o Worldwatch Institute, com sede em Washington, divulga anualmente o relatório “Estado do Mundo”, uma grande compilação de dados e estudos científicos que revelam os estragos causados pelo atual modelo de desenvolvimento. Na última versão do relatório, referente ao ano de 2004, afirma-se que “o consumismo desenfreado é a maior ameaça à humanidade”.
Os pesquisadores do Worldwatch denunciam que “altos níveis de obesidade e dívidas pessoais, menos tempo livre e meio ambiente danificado são sinais de que o consumo excessivo está diminuindo a qualidade de vida de muitas pessoas”.
Aos espíritas que mantém uma atitude comodista diante do cenário descrito nessas breves linhas, escorados talvez na premissa determinista de que tudo se resolverá quando se completar a transição da Terra ( de mundo de expiações e de provas para mundo de regeneração) é bom lembrar do que disse Santo Agostinho no capítulo III do Evangelho Segundo o Espiritismo. Ao descrever o mundo de regeneração, Santo Agostinho diz que mesmo livre das paixões desordenadas, num clima de calma e repouso, a humanidade ainda estará sujeita “às vicissitudes de que não estão isentos senão os seres completamente desmaterializados; há ainda provas a suportar (...) e que “nesses mundos, o homem ainda é falível, e o Espírito do mal não perdeu , ali, completamente o seu império. Não avançar é recuar , e se não está firme no caminho do bem, pode voltar a cair nos mundos de expiação, onde o esperam novas e terríveis provas”. Ou seja, não há mágica no processo evolutivo: nós já somos os construtores do mundo de regeneração, e , se não corrigirmos o rumo na direção do desenvolvimento sustentável, prorrogaremos situações de desconforto já amplamente diagnosticadas.
Não é possível, portanto, esperar a chegada do mundo de regeneração de braços cruzados. Até porque, sem os devidos méritos evolutivos, boa parte de nós deverá retornar à esse mundo pelas portas da reencarnação. Se ainda quisermos encontrar aqui estoques razoáveis de água doce, ar puro, terra fértil, menos lixo e um clima estável sem os flagelos previstos pela queima crescente de petróleo, gás e carvão que agravam o efeito estufa – deveremos agir agora, sem perda de tempo.
Depois que a ONU decretou que 2003 seria o ano internacional da água doce, os católicos não hesitaram em, pela primeira vez em 40 anos de Campanha da fraternidade, eleger um tema ecológico: “Água: fonte de vida”. Mais de 10 mil paróquias em todo o Brasil foram estimuladas a refletir sobre o desperdício, a poluição e o aspecto sagrado desse recurso fundamental à vida. E nós espíritas? O que fizemos, ou o que pretendemos fazer?
O grande Mahatma Gandhi que afirmou certa vez que toda bela mensagem do cristianismo poderia ser resumida no sermão da montanha – nos serve de exemplo, quando diz “sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo”.


André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", (Editora Sextante, 2003). Mais sobre o autor: http://www.mundosustentavel.com.br/andre.asp